Extintores: Tipos e Funcionalidades
- biosafetyconsultoria
- 26 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Extintores de incêndio tem um lugar reservado em quase todos os estabelecimentos. Quase não percebemos a presença deste equipamento, exceto quando o seu uso é necessário, no caso, um princípio de incêndio.
A responsabilidade é grande para quem gerencia uma empresa por exemplo, todos os requisitos de segurança precisam ser cumpridos, principalmente na prevenção de incêndios.
EXTINTORES E SUA UTILIZAÇÃO
Acreditar que qualquer extintor será suficiente para controlar um princípio de incêndio pode ser uma ideia arriscada, porque a escolha do extintor vai depender da classe de incêndio que se quer combater.
Algumas definições precisam ser compreendidas para poder entender melhor do assunto:
Fogo: Processo de transformação que ocorre devido a uma reação química produzido pela oxidação de combustível, liberando calor e luz.
Incêndio: Manifestação do fogo não controlado e muito perigoso para os seres vivos.
Extintor: Equipamento de segurança capaz de extinguir ou controlar princípios de incêndios.
CONHECENDO AS CLASSES DE INCÊNDIO
Classes de incêndios são identificadas conforme o tipo de combustão que o material produz.
Classe A – são incêndios envolvendo combustíveis comuns: madeira, borracha, plásticos, papel, tecido, etc.
Classe B – são incêndios envolvendo líquidos inflamáveis: óleos (exceto de cozinha), álcool, gasolina, solventes, tinta, etc. Está incluso nessa classe, os gases inflamáveis como propano e butano.
Classe C – são incêndios envolvendo equipamentos elétricos energizados: motores, eletrodomésticos, transformadores, etc.
Classe D – são incêndios envolvendo metais combustíveis: sódio, potássio, magnésio, etc.
Classe K – são incêndios envolvendo óleos e graxas de cozinha (gordura vegetal e animal).

CONHECENDO OS EXTINTORES

Nem todos os extintores de incêndio são iguais, existem tipos de extintores para cada classe de incêndio, os principais são:
H2O (água) – os extintores de água são exclusivamente para incêndios de Classe A e não podem ser usados em incêndios de classe B ou C.
CO2 (dióxido de carbono) – os extintores de dióxido de carbono podem ser usados em incêndios classe B e C e não tem efeito em incêndios da classe A.
Pó químico – os extintores de pó químico são utilizados em incêndios das classes B e C. Também são eficazes em incêndios classe A, mas o recomenda-se usar o extintor correto para cada classe de incêndio.
Espuma – extintores de espuma podem ser utilizados em incêndios das classes A e B, por serem mais adequados para a extinção de incêndios líquido combustível. Proibido em incêndios de classe C.
NaCl (cloreto de sódio) – extintores de incêndio a base de cloreto de sódio são usados para extinção de incêndios da classe D. Não pode ser usado para extinguir fogo provocado por Lítio (Li).
CH3CO2K (acetato de potássio) – extintores de acetato de potássio diluído em água são utilizados em incêndios classe K.
Um princípio de incêndio poderá ser causado por diversos tipos de materiais ou produtos, por isso a importância de se conhecer as classes de incêndio e os tipos de extintores.
Lembrando que os extintores de incêndio são recomendados para extinguir princípios de incêndio, quando o incêndio atinge grandes proporções o corpo de bombeiros deverá ser acionado.
O início da prevenção começa na instrução! Fale conosco e conheça nossos treinamentos. Fonte: INBEP Link Original