A botina de segurança é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) essencial no âmbito da Segurança e Saúde Ocupacional (SST), que se destina a preservar a saúde e integridade dos trabalhadores. Como qualquer outro EPI, a botina de segurança deve ser fornecida, gratuitamente, pelo empregador ao trabalhador. E este deve usar a botina para o fim a que se destina, além de ser responsável pelo cuidado e conservação.
A botina de segurança tem por objetivo proteger os pés e tornozelos do trabalhador, pelo menos, nas seguintes situações:
Queda devido a pisos escorregadios ou molhados;
Queimaduras ou acidentes com produtos químicos e corrosivos;
Perfurações ou queda de objetos perfurantes;
Queda de materiais ou ferramentas que podem causar ferimentos;
Tropeçar ou esbarrar em materiais pesados;
Temperaturas extremas;
Choques elétricos, exceto botinas com biqueira de aço (condutor de corrente elétrica);
Entre outros.
Portanto, como vimos, a botina de segurança é projetada para proteger os pés e tornozelos dos trabalhadores contra diversos riscos. Assim, cabe ao funcionário utilizar a botina de segurança e estabelecer alguns cuidados, como os descritos a seguir:
Após o uso diário da botina de segurança, deixe-a secar em local ventilado, seco e ventilado;
Não seque ao sol, próximo ao fogo ou atrás da geladeira, pois isso pode comprometer a qualidade e a vida útil da botina;
Armazenar em local livre de umidade e calor excessivo;
Como todo EPI, seu uso é pessoal e intransferível, nunca use a botina de outra pessoa;
Procure sempre usar meias de algodão e aplicar anti-séptico nos pés;
Limpe a botina com um pano ligeiramente úmido;
Não use a botina molhada;
Nunca dobre a parte de trás da botina;
Informar o empregador, o departamento de segurança do trabalho e / ou o supervisor sobre quaisquer alterações na botina que a tornem inadequada para o uso.
Havendo algum incômodo em relação ao conforto, adaptação e/ou equipamentos inadequados, é necessário reportar ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e ao supervisor. O uso da botina de segurança é essencial e extremamente importante. Porém, é inútil utilizá-la e desobedecer às demais medidas adotadas pela empresa ao nível da segurança e saúde no trabalho. Portanto, lembre-se, a segurança e a saúde do trabalhador estão sempre em primeiro lugar!
Quer aperfeiçoar a capacitação dos seus colaboradores?
Nós da Bio Safety Consultoria estamos preparados para auxiliar sua empresa nessas questões. Possuímos uma Plataforma de Treinamentos EAD perfeita para sua necessidade!
Clique Aqui e conheça nosso treinamento EAD de EPI:
Na dúvida, fale conosco!